Como participar

1º Etapa: Planejamento da pesquisa


1º passo: PENSE NUM PROBLEMA DE PESQUISA
Identifique problemas que você gostaria de resolver, ou então fatos, fenômenos e /ou situações que deseja entender melhor.
O “problema” precisa ser concebido como algo que irá te auxiliar a ter uma visão mais ampla daquilo que você quer descobrir, investigar ou inventar.


2º passo: MONTE SUA EQUIPE DE TRABALHO
Para participar da FECITEC sua equipe deverá ser composta de 2 a 6 estudantes da mesma turma. Em caso, de projeto que seja continuidade do ano anterior os estudantes podem ser de turmas diferentes.
Observação: Quando houver trabalhos selecionados para inscrição em Feiras de Ciências externas somente poderão inscrever até três alunos do grupo, sendo que escolha é condicionada à aprovação da coordenação da feira. 
Todo projeto deverá ter um(a) orientador(a). Cabe aos estudantes o convite de professores da Escola para a orientação do projeto.  
Lembre-se: É muito importante desenvolver seu projetos juntamente com pessoas que sejam comprometidas e interessadas no tema de sua pesquisa. 


3º passo: CONSULTE AS REGRAS DA FECITEC
É muito importante estar atento as regras de pesquisa, por isso leia com bastante atenção as regras de segurança da FECITEC: Clique aqui.


4º passo: SAIBA SOBRE QUESTÕES DE ÉTICA E SEGURANÇA EM PESQUISA​
​Se a sua proposta de pesquisa envolver um ou mais dos tópicos a seguir:
  • Testes e experimentações envolvendo Seres humanos, 
  • Testes e experimentações envolvendo Animais vertebrados, 
  • Recombinação de DNA, 
  • Substâncias patogênicas ou micro-organismos, 
  • Substâncias controladas, 
  • Tecido animal ou humano ou seus fluídos, 
  • Substâncias (reagentes) e/ou equipamentos perigosos.
Então, é necessários algumas medidas de segurança antes do início do desenvolvimento do se projeto. Pesquise e siga todas as regras para garantir a segurança e a legalidade do seu projeto.


5º passo: FAÇA O PLANO DE PESQUISA E INSCREVA SEU PROJETO
​O planejamento é essencial na vida profissional de um cientista, por isso antes de começar a executar experimentos, testes ou observações, faça o seu Plano de Pesquisa. 

O plano de pesquisa da FECITEC possui a seguinte estrutura: 

  1. Título do projeto
  2. Problema(s) de pesquisa: mostra o que a equipe de estudantes pretende pesquisar, descobrir, investigar ou inventar fazendo o projeto. Geralmente o problema de pesquisa aparece em forma de pergunta.
  3. Justificativa: mostra porque fazer o projeto é importante e/ou quais as contribuições a realização do mesmo pode trazer.  De modo geral a justificativa mostra a importância do tema a ser estudado ou justifica a necessidade de construir um objeto ou realizar uma ação. 
  4. Materiais e métodos (procedimentos): mostra quais são os procedimentos que serão utilizados para se alcançar os objetivos do projeto, além de relatar como será feita a coleta de dados, as etapas e o público-alvo da pesquisa. A metodologia especifica como os objetivos estabelecidos no projeto serão alcançados, além de mostrar como os dados serão coletados. Descreve e explica se os dados serão coletados através de entrevistas, observações, experimentos, pesquisa em fontes bibliográficas, tais como internet, revistas, jornais e livros.
Onde pegar a folha para fazer o Plano de Pesquisa?
A folha padrão para se fazer o plano de pesquisa da 8ª FECITEC encontra-se disponível na recepção da Escola e na supervisão pedagógica. Basta passar lá e pegar a sua folha.
Caso queira, você também pode fazer download da folha, preencher e imprimir.
Para fazer o download do plano de pesquisa Clique aqui.

Onde entregar o Plano de pesquisa após preenchimento?
O Plano de Pesquisa deverá ser entregue na Sala da Supervisão pedagógica da Escola. Somente após entregar o plano de pesquisa que o projeto estará efetivamente inscrito para participar da FECITEC.

Qual o prazo para entregar o Plano de pesquisa preenchido?
O Plano de Pesquisa deverá ser entregue até o dia 02 de junho de 2023.


6º passo: PRÉ AVALIAÇÃO DOS PROJETO PARA SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES
Nesta etapa uma comissão de professores da FECITEC realizará uma avaliação dos projetos que foram inscritos  para participar da FECITEC. 

A avaliação observará o plano de pesquisa do projeto nos seguintes aspectos:
  • Criatividade do problema de pesquisa;
  • Inovação e solução;
  • Metodologia científica;
  • Clareza no desenvolvimento da justificativa e dos Materiais e Métodos (procedimentos);
  • Coerência do tema com os procedimentos;
  • Aplicabilidade.
Em 2019 a meta é a participação de 24 projetos. 
Os projetos aprovados serão divulgados no dia 19 de junho de 2023, neste blog (para ver clique aqui) , nas redes sociais da escola e no mural que fica no pátio da escola.




2º Etapa - Desenvolvimento da pesquisa


7º passo: ORGANIZE SEU DIÁRIO DE BORDO
​Para apresentar seu projeto em qualquer feira de Ciência, que segue padrões internacionais de pesquisa, como é o caso da FECITEC é necessário providenciar um caderno para servir de diário de bordo ou também chamado de Caderno de campo.
Este diário de bordo será utilizado para registrar e organizar cronologicamente todas as informações do seu projeto, desde as suas primeiras ideias e reflexões para a escolha do tema. Você pode também organizar uma pasta com fotos, fichas e formulários utilizados na sua pesquisa.
Atenção: Numere as páginas do seu diário de Bordo. Não passe-o a limpo, quanto mais original a informação contida nele, mais seriedade terá sua pesquisa. Registre todas as etapas realizadas, anotando detalhada e precisamente (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.
Para saber mais sobre como construir o diário de bordo de sua pesquisa Clique aqui



8º DESENVOLVA SUA PESQUISA - METODOLOGIA CIENTÍFICA
​O desenvolvimento da sua pesquisa deve ser conforme o planejamento realizado no Plano de Pesquisa. O projeto deverá ser totalmente desenvolvido e conduzido pelos estudantes e acompanhado e supervisionado pelo orientador / coorientador.
Para saber mais sobre Metodologia Científica Clique aqui.


9º passo: FAÇA UM RESUMO DA SUA PESQUISA - (ANAIS FECITEC)
​Escreva juntamente com seu orientador o Resumo do Projeto. Este texto deve apresentar de forma sintética: introdução, objetivos, metodologia e resultados alcançados. 

Importante: 
- O texto do resumo NÃO deve incluir agradecimentos ou nome de pessoas que ajudaram na realização da pesquisa.  
- O texto do resumo deve ser redigido em parágrafo único e respeitar o limite MÁXIMO de 2000 carácteres (entre 250 e 350 palavras) que dá cerca de meia página A4 digitada. 
- O conteúdo do resumo não deve incluir desenhos, diagramas ou tabelas. Esses elementos são colocados no Relatório do projeto. 

Palavras-Chave
As Palavras-Chave são palavras ou termos essenciais ou representativos do projeto. Ao escolher estas palavras ou termos, pense naqueles que imediatamente podem ser associados ao seu projeto.

Encaminhamento do resumo à coordenação da FECITEC
Após a escrita do resumo do projeto este deve ser submetido através de formulário eletrônico.
Para fazer a submissão do resumo de sua pesquisa: Clique aquiTodos os resumos devem ser enviados de 07 a 11 de agosto de 2023. 


10º passo: PRODUZA O RELATÓRIO DO PROJETO
O Relatório do Projeto é a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas, execução de experiências e também a reflexão a partir das questões identificadas. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como diagramas, tabelas, gráficos, estatísticas e outros.
O Relatório do Projeto realizado pelo estudante deve conter todos os dados, desde a concepção e objetivos até os resultados finais do projeto, contendo a pesquisa bibliográfica utilizada no embasamento científico, descrição detalhada de todas as fases de realização, descrição detalhada dos resultados e conclusões sobre o projeto.
Este documento deve ser redigido de forma detalhada, de modo que o leitor compreenda todo o processo criativo do projeto e da concepção, estudos realizados até os resultados e a conclusão.

Recomendações

- Tenha no mínimo 5 páginas.
- Seja escrito com letra legível ou digitado.
- Contenha fotos, desenhos e esquemas sobre o projeto.
- Inspire-se através do modelo de Relatório da FECITEC. Para baixá-lo clique aqui.


Estrutura básica recomendada de conteúdo

a) Capa com os seguintes dados:
     - Nome da escola
     - Título do projeto
     - Cidade e ano
b) Sobrecapa com os seguintes dados:
     - Título do projeto
     - Nome dos estudantes realizadores do projeto 
     - Nome dos professores responsáveis pelo projeto
c) Introdução (Apresentação e contextualização do projeto.)
d) Justificativa (Por que fazer este projeto é importante?)
e) Objetivos (O que se pretendia fazer no projeto?)
f) Metodologia (Como o projeto foi feito?)
     - Materiais utilizados
     - Procedimento utilizado (Descrição de como foi feito o projeto)
g) Resultados (transcrição dos resultados utilizando texto, diagramas, gráficos ou tabelas; comentários e análise dos resultados)
h) Conclusões: os seus objetivos foram alcançados? Você conseguiu comprovar a sua hipótese? Quais são os seus próximos passos?
i) Referências bibliográficas

11º passo: PREPARE SEU POSTER/CARTAZ/BANNER
​Todo projeto deverá organizar um painel / pôster ou cartaz para ajudar na explicação. O poster ou também chamado de cartaz ou banner é uma ferramenta visual explicativa que apresenta de forma sucinta os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de seu projeto.
Lembre-se que o poster é o que mais vai esclarecer os visitantes e avaliadores sobre seu projeto.
Inspire-se através do modelo de poster/banner da FECITEC. Para baixá-lo Clique aqui 




Exemplo de cartaz

Exemplo de poster impresso


Dicas para elaboração e apresentação do seu pôster ou cartaz científico:

1. Escreva poucas, mas valiosas palavras.
Pôsteres com muito texto dificilmente receberão atenção. Ao mesmo tempo, você precisa escrever alguma coisa no seu pôster – e nem pense em colar o resumo…
O importante é ter uma introdução curta contendo a problemática do estudo, com os objetivos do trabalho bem destacados. Subtítulos para os principais resultados, legenda para as figuras e conclusões em itens. Assim, o que é essencial está escrito, mas sem exageros – alguns recomendam no máximo 1000 palavras. Lembre-se de usar fontes escuras e com tamanho de pelo menos 22pt, legíveis a 1m de distância.

2. Mude para um layout horizontal.
A maioria dos pôsteres utiliza um layout vertical, subdividido em duas colunas, em que a parte mais importante do trabalho (os resultados) fica restrita a uma proporção pequena do pôster.
Por isso, a dica aqui é substituir o layout de duas colunas por uma distribuição horizontal dos seus dados. Dessa forma, você ganha mais espaço para expor seus resultados no ponto onde eles serão mais visíveis: à altura dos olhos dos visitantes.

3. Valorize suas imagens.
Afinal, elas serão as primeiras a serem notadas por visitantes! As figuras dos seus resultados devem ser grandes, podendo ser interpretadas a uma distância de 1m. Use subtítulos que descrevam o principal resultado e, no caso de gráficos, considere ajustar a fonte dos eixos e das legendas para que fiquem mais visíveis.
Como chamativo, coloque uma imagem representativa do seu trabalho próxima ao título – pode ser o organismo com que você trabalha, o retrato do autor cuja obra você estuda, etc. Assim, antes mesmo de ler o título, pesquisadores interessados no seu tema de estudo já saberão que devem visitá-lo!

4. Use esquemas para sua metodologia.
Os métodos utilizados são uma parte chave para compreender sua pesquisa, mas ao mesmo tempo uma leitura exaustiva. Portanto, a melhor forma de representá-los é através de imagens dispostas em esquemas, mostrando cada etapa em sequência. Fluxogramas com fontes grandes também funcionam bem.
Em alguns casos, os esquemas com imagens também podem ser aproveitados para ilustrar seus principais resultados na seção de conclusões.

5. Pratique a apresentação, mas não a decore.
Elabore diferentes formas de apresentar: uma curta para visitantes ligeiros, uma mais demorada para pesquisadores interessados, e ainda uma terceira para especialistas na área. Adiante possíveis perguntas e tenha respostas – ou boas desculpas – mais ou menos prontas.

12º passo: ORGANIZE A EQUIPE PARA APRESENTAÇÃO NO DIA DA FECITEC
Este é o ultimo passo para você, então, apresentar sua pesquisa na FECITEC. Saiba que é muito importante organizar os materiais que você preparou durante todo o desenvolvimento do projeto. 

Ficha de Orientações e Solicitações
Nesta etapa fique atento para que seu projeto preencha a ficha de Orientações e Solicitações.
Pegue sua ficha na supervisão pedagógica da escola. 
Após preencher devolva no mesmo local. 

Lembrem-se que todo projeto deve ter no momento de apresentação:
- Plano de pesquisa
- Diário de bordo
- Relatório científico
- Cartaz, banner ou pôster científico. ​




Referência Bibliográfica:
FEMIC: Feira MIneira de Iniciação Científica, 2023.
Disponível em: http://www.femic.com.br/ Acessado em: 22 de maio de 2023.